Saúde e Bem-Estar

Toalhas sempre fofas: Conheça o truque que custa menos de um euro

14 Maio, 2022

Toalhas de banho

Na hora de lavar as toalhas, meta vinagre na gaveta do amaciador. Vai notar a diferença!

As suas toalhas de banho estão cada vez mais ásperas, mesmo usando amaciador para a roupa? Saiba que este produto não ajuda na manutenção das mesmas, antes pelo contrário. O melhor será usar vinagre de limpeza. O amaciador interfere com as fibras, já o vinagre é de origem 100 por cento natural. Na hora de lavar as toalhas, meta vinagre na gaveta do amaciador. Vai notar a diferença!

Quantas vezes podemos usar a mesma toalha? Especialista deixa alerta

A partir do momento em que usamos uma toalha de banho para secar o corpo estamos a torná-la num «terreno fértil» para o crescimento de bactérias e fungos.

Enquanto secamos o corpo, estamos a depositar na toalha uma série de secreções (salivares e de outro género, como urinárias ou mesmo anais), e muitos outros germes que se instalam e desenvolvem na casa de banho e que muito facilmente podem «saltar» para a toalha, nomeadamente gotículas provenientes dos lavabos como a sanita.

E, embora a maioria destes micróbios possam ser inofensivos, já que a maioria deles provavelmente provém do seu próprio corpo, eles podem multiplicar-se muito mais rápido do que imagina,a partir do momento em que se instalam na sua toalha.

Quantas vezes podemos usar a mesma toalha?

Os especialistas em Microbiologia e Patologia aconselham a não usar a mesma toalha mais do que três vezes e, para isso, precisa de ter um cuidado especial. Depois de usar a sua toalha, deve colocá-la a secar num local, preferencialmente seco. As toalhas devem secar completamente todos os dias, antes de uma próxima utilização.

Segundo os especialistas, uma toalha húmida tem as condições ideais para o crescimento de bactérias e fungos. O odor é outro sinal claro de que há micróbios a crescer na toalha e de que esta deve ser lavada imediatamente.

A vida microbiana das toalhas

Afinal, as toalhas de banho são a área ideal para o desenvolvimento de germes porque contêm muitos dos requisitos necessários para a vida microbiana: água, temperaturas quentes, oxigénio e um pH neutro. Os detritos celulares que «vivem» na superfície do corpo e que ficam alojados na toalha assim que nos limpamos «alimentam» os micróbios. Ao mesmo tempo, a humidade da casa de banho fornece água e um pH neutro.

Embora ainda não se saiba ao certo qual é o efeito destes micróbios que crescem nas toalhas de banho – a maioria dos micróbios que reside dentro de casa não é prejudicial à saúde – é importante ter a noção de que a sua toalha pode estar muito mais suja do que aparenta estar.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 1