Lifestyle

Saiba como poupar energia nas suas férias. Reduza já a conta da luz

31 Julho, 2022

poupar na luz poupar na luz

Quem não gosta de poupar? Mesmo fora de casa, os nossos eletrodomésticos continuam a funcionar e a fatura acaba por ser uma surpresa.

Para muitas famílias, esta temporada é sinónimo de fazer as malas e de desfrutar de uns dias de descanso, fora de casa. Porém, a verdade é que, longe da sua habitação, poderá achar que irá poupar na eletricidade, mas os eletrodomésticos continuam a consumir  e os gastos poderão ser superiores ao que seria de esperar, quando voltar de férias. Ainda assim, não desespere! Há solução. É possível reduzir este consumo e gasto com algumas dicas.

Saiba como poupar

Apague as luzes
À primeira vista é dos conselhos mais simples que poderá ouvir, mas a verdade é que, por vezes, muitas famílias esquecem-se de o fazer. Assim, ao sair de casa, nunca é demais certificar-se de que todas as luzes estão desligadas.

Diga adeus ao termoacumulador elétrico
Se a sua água é aquecida por um termoacumulador elétrico, opte por desligar o equipamento e poupe até 25 por cento de energia durante as suas férias.

Se possível, desligue o frigorífico
É o eletrodoméstico mais relevante, responsável por mais de 30 por cento do consumo energético. Se vai estar fora mais de três semanas, dê férias ao frigorífico. Aproveite para consumir todos os alimentos e desligar o equipamento da tomada antes de se ausentar. O frigorífico deve ficar vazio, de forma a evitar maus cheiros. Se desligar não for uma opção, reduza a temperatura do equipamento e poupe cerca de seis por cento de energia por cada grau aumentado.

Cuidado com o standby
Apagou todas as luzes da casa mas deixou a televisão em modo standby? Este é um gasto totalmente desnecessário, uma vez que este modo representa entre sete e 11 por cento do total do consumo elétrico anual.
Além disso, existem eletrodomésticos que mesmo desligados continuam a consumir energia só por estarem ligados à corrente. O computador é um bom exemplo disto: se continuar ligado, a corrente vai consumir energia. O mesmo acontece com o ar condicionado, os carregadores dos telemóveis, as televisões, entre outros. O melhor é mesmo desligar tudo.

Desligue o quadro elétrico
Se quer poupar energia, pode optar por desligar completamente a eletricidade em toda a casa através do quadro elétrico. Uma vez cortada a corrente, deixa de existir qualquer consumo energético e a poupança é maior.

A fatura continua a ser paga…

Lembre-se que a potência contratada tem de ser paga independentemente da utilização da energia elétrica. Em segundo lugar, todos os eletrodomésticos que ficaram ligados às tomadas durante as férias continuarão a consumir energia.

 

Leia ainda:

POUPAR NA LUZ EM TELETRABALHO É POSSÍVEL. COMECE JÁ REDUZIR A FATURA

 

Texto: Mário Rui Santos

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0