Trabalho

Benefícios da meditação para quem trabalha em casa

29 Abril, 2020

Com base no que os especialistas da saúde já descobriram, a meditação pode influenciar positivamente o desempenho profissional e isso também é válido para quem trabalha em casa.

Técnica milenar e conhecida em todo o mundo, a meditação é uma das atividades mais populares que existem e, por isso, a ciência já estudou quais são os seus benefícios para a mente humana. Com base no que os especialistas já descobriram, a meditação pode influenciar positivamente o desempenho profissional e isso também é válido para quem trabalha em casa.

Meditação resulta em menos stress no trabalho

Trabalhar em elevado nível de stress influi negativamente na produtividade profissional e isso pode dar origem a diversos problemas de saúde que são derivados do nervosismo em demasia.

Portanto, é fundamental estar com a mente em paz quando realizar as tarefas profissionais, e uma das melhores maneiras para tal é através da técnica de meditação correta.

Segundo Jon Kabat-Zinn, diretor da Clínica de Redução de stress no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, a meditação é muito relevante para que o stress seja controlado. “O stress é a resposta às exigências colocadas sobre o corpo e a mente. Quanto mais angustiado pela dor ou ansiedade, pior se vai sentir e isso terá consequências fisiológicas”, completa o especialista em entrevista à revista Psichology Today.

Memória melhor através da meditação

Além de diminuir o stress, a meditação também resulta em níveis satisfatórios de melhoria na memória. Com base nessa técnica, pesquisadores do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade da Califórnia, realizaram um estudo para analisar o nível de atenção de quem medita.

Os pesquisadores estudaram quase 50 pessoas que não praticavam a meditação e avaliaram todos os dados relevantes dos mesmos. Após essa fase, metade dessas pessoas passaram por um processo de treino de meditação durante duas semanas.

Depois de metade dos estudantes incluírem a meditação nas suas respetivas rotinas, os pesquisadores compararam os testes de memória de quem estava a meditar com frequência e de quem não tinha conhecimento aprofundado sobre a técnica.

Os resultados foram impressionantes e mostraram que o grupo de estudantes que meditava corretamente, concluiu testes de memória de maneira muito mais eficaz do que os outros estudantes.

Mindfulness: a técnica que tem feito sucesso no trabalho

Meditação

Técnica a crescer muito nos últimos anos, o “mindfulness” é descrito como um estado mental de consciência e atenção plena, em que a pessoa tem o foco praticamente total na tarefa do momento.

Actividade derivada dos exercícios tradicionais da meditação, o mindfulness é uma técnica adaptada ao ocidente, que tem feito muito sucesso na Europa.

Pensada para ser realizada no sofá de casa ou noutros ambientes casuais, esta técnica consiste em atividades rotineiras de aproximadamente 40 minutos por dia. Trabalhar corretamente a respiração, controlar os pensamentos e relaxar profundamente são alguns dos exercícios do mindfulness.

Profissionais famosos, como os desportistas LeBron James e Kevin Love, já aderiram ao mindfulness e essa técnica também é muito valiosa para quem trabalha em casa, pois diminui as hipóteses de distração com as redes sociais e o barulho externo.

“Com o mindfulness, você releva os momentos de stress e usa a inteligência para descobrir a melhor solução. Isso é possível através de exercícios com esta técnica”, afirmam estudos divulgados no site da revista Forbes.

Também vale a pena mencionar algumas semelhanças do mindfulness com os exercícios e benefícios do ioga, como por exemplo a utilização da respiração correta como técnica de relaxamento.

Exemplos de profissionais de sucesso que meditam e trabalham em casa

São vários os exemplos de profissionais de diversos sectores que utilizam a meditação como parte da rotina do trabalho em casa. Richard Branson, fundador da empresa Virgin, é um dos maiores exemplos.

Meditação

Primeiro empreendedor de sempre a administrar oito empresas que superam o valor de 900 milhões de dólares, Branson tornou-se um revolucionário em diversos aspectos dos negócios — entre eles a liberdade para os funcionários trabalharem em casa.

Além de ter uma cultura empresarial de trabalho focada no home office, Branson realiza a maior parte dos seus negócios pessoais no escritório de casa. Para manter-se totalmente focado e livre de distrações, o veterano fundador da Virgin utiliza meditação diária.

“Não importa o lugar em que estou, a minha rotina de manhã é sempre a mesma. Acordo às 5h00, faço exercício, passo tempo com minha família e realizo atividades de meditação. É sempre assim“, afirmou o empresário em entrevista ao site Business Insider.

Num ramo completamente diferente, o profissional do póquer, André Akkari, é outro exemplo de homem de sucesso que pratica a meditação como parte importante de sua rotina.

Jogador de póquer a tempo inteiro e especialista na modalidade online, o brasileiro Akkari já foi campeão mundial e tem um currículo impressionante na modalidade. Praticante da meditação, ele afirma que esta atividade mudou a sua carreira. “A prática da hipnose desportiva e da meditação mudaram a minha vida. Já dei este conselho várias vezes. Hoje, poucas decisões na minha vida são executadas sem passar por um destes dois exercícios“, disse no seu perfil do Twitter.

É fácil aprender a meditar

Para os iniciantes na meditação, é recomendado ter o acompanhamento de profissionais especializados na técnica, mas também é viável praticar alguns exercícios sozinho.

Com os diversos tutoriais e vídeos disponíveis na Internet, meditar tornou-se algo de fácil acesso. Além disso, o alto número de aplicações disponíveis neste área já ultrapassa os milhares e, portanto, não faltam opções em relação a apps em língua portuguesa.

Para tornar tudo mais divertido e agradável, participar num grupo online que realiza exercícios diários de meditação pode contribuir positivamente, pois dessa maneira é possível partilhar experiências pessoais que ajudam os outros, e entrar em contacto com indivíduos mais entendidos no assunto que provavelmente vão ensinar-lhe algo.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top