Moda e Beleza

Sabe lavar bem o cabelo? Tome nota dos dez erros a evitar

20 Setembro, 2020

Mude a rotina e veja as diferenças no seu cabelo em apenas algumas lavagens.

O cabelo requer cuidado especiais para permanecer bem tratado. E não se esqueça: Mesmo os gestos mais básicos do dia-a-dia podem, por vezes, ser reaprendidos. Tome nota…

1 – Usar champôs errados

Perca alguns minutos a ler os rótulos para perceber se o champô que vai adquirir é adequado às necessidades e ao seu tipo de cabelo. Um champô que seja errado para si pode levar ao aparecimento de caspa, tornar os fios quebradiços ou à perda de brilho.

2 – Abusar do champô

Fazer muita espuma não é bom para a lavagem, bem pelo contrário, pois os químicos usados para fazer espuma agridem o couro cabeludo. Misture um pouco de água e aplique com uma massagem suave.

3 – Usar produtos com sal (cloreto de sódio) e sulfatos

Ao experimentar produtos que não tenham estes químicos químicos na composição vai perceber que não fazem espuma mas são amigos dos cabelos, ajudam a manter a hidratação natural e deixam-nos mais leves.

4- Insistir na lavagem dos fios

A lavagem deve incidir no couro cabeludo, onde se acumulam as bactérias e resíduos e não nos fios. Para quem tem o cabelo muito fino, poderá substituir o champô por um condicionador de volume a cada duas lavagens, mas só no comprimento e nas pontas.

5 – Lavar o cabelo diariamente

A frequência da lavagem deve depender do seu estilo de vida. Em condições normais só deverá lavar o cabelo duas vezes por semana a não ser que tenha o cabelo fino e, nesse caso, deverá lavá-lo todos os dias ou intercalar. Em cabelo seco, a hidratação com os óleos naturais do couro cabeludo é mais eficaz do que certos produtos e basta pentear-se para espalhá-los pelos fios. No caso de fazer desporto é aconselhável a lavagem após o treino.

6 – Aplicar produtos nas raízes

Máscaras e condicionadores só devem ser usados do meio do cabelo até às pontas e nunca nas raízes para evitar que se tornem gordurosas. Retire bem qualquer produto com água abundante, com exceção dos produtos leave-in.

7 – Misturar produtos de linhas diferentes

Use a linha completa de limpeza pois as marcas combinam os ingredientes de forma a otimizar os resultados, já para não falar que conseguirá um aroma mais intenso e duradouro.

8 – Água muito quente

Todas gostamos de um banho bem quentinho, mas a água quente é inimiga dos fios, já que contribui para deixá-los secos e quebradiços. A água tépida é ideal e permite retirar bem qualquer sujidade. Porém, o ideal é dar mesmo por todo o cabelo uma passagem com água fria, notando, de imediato que os fios ficam mais suaves e até mais brilhantes pois as cutículas ficam seladas.

9 – Deixar a gordura instalar-se

Se precisar de limpar o cabelo, mas não tiver tempo para o lavar, nada melhor do que uma boa aplicação de champô seco para absorver o sebo. Basta vaporizar a uma distância de 20 cm, deixar atuar um pouco e
pentear de seguida. Não abuse das utilizações.

10 – Esfregar os fios

Retire o excesso de água com uma toalha macia, sem esfregar, para não quebrar os fios. Se possível deixe secar ao ar.

Leia mais
O que acontece ao nosso corpo quando bebemos Coca-Cola?

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top