Nacional

Tem medo de andar de avião? Psicóloga explica as causas!

18 Outubro, 2019

Ana Raquel de Casados À Primeira Vista revelou ter medo de voar. Falámos com uma psicóloga clínica que explica as causas e os sintomas da aerofobia.

Ana Raquel que forma um dos casais desta segunda temporada de Casados À Primeira Vista, ao lado de Paulo, teve de enfrentar o seu maior medo: andar de avião.

A noiva da SIC confessou que este era o maior medo que tinha nesta experiência e não conseguiu controlar a fobia no momento em que o avião descolou em direção a Istambul (Turquia), o destino da lua-de-mel do recém-casal.

«O meu maior medo nesta experiência toda é andar de avião», confessou a administrativa de Aveiro. Os momentos de ansiedade foram visíveis em várias imagens, desde o momento em que Ana Raquel chegou ao aeroporto até à entrada no avião, mas foi na descolagem que a Ana Raquel não conseguiu controlar a ansiedade.

«A subir as escadas, já estava a ficar com as lágrimas nos olhos, quando me sentei estava tranquila, mas quando o avião começou a andar, comecei a ficar com taquicardia e depois quando o avião levantou fiquei um bocadinho nervosa… Depois passou», explicou Ana Raquel.

Ana Raquel não é um caso isolado. Afinal, estamos perante um medo que pode afetar entre 10 a 40 por cento da população, desde pessoas que nunca viajaram de avião até aos passageiros frequentes. Mariana Monteiro e Raquel Strada são outras caras conhecidas que também já assumiram ter o mesmo medo.

Medo é mais comum em pessoas controladoras

O medo de andar de avião, também conhecido por aerofobia, é um medo que pode ser bastante limitativo, se não for tratado.
Ansiedade, sensação de falta de ar e taquicardia (aumento da frequência cardíaca) são os sinais mais comuns, quando a pessoa é exposta ao medo, neste caso, quando anda de avião.

De acordo com a psicóloga clínica Catarina de Castro Lopes, «a maior parte das pessoas que tem este medo evita voar, o que acaba por interferir significativamente na vida da pessoa, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, porque impede a pessoa de andar de avião».

Este é um medo mais comum em pessoas com uma personalidade mais controladora. «É um medo que está muito associado à necessidade de controlo porque sabemos que, quando estamos dentro de um avião, temos a sensação de que perdemos o controlo porque não somos nós que vamos ‘conduzir’ o avião», explica a especialista.

Veja também: Noiva de Casados À Primeira Vista é arrasada em Programa da SIC: «É uma insatisfeita e frustrada»

Fobia pode desencadear ataques de pânico mas tem solução

«É comum esta fobia desencadear ataques de pânico, em que as pessoas têm a sensação de que não conseguem respirar e que vão desmaiar. Há um mal-estar muito grande», refere Catarina de Castro Lopes.

Evitar andar de avião não é, contudo, uma solução. Pelo contrário. «Quanto mais as pessoas se expuserem ao medo, menos medo terão», explica a psicóloga. Algumas companhias aéreas disponibilizam programas cognitivo-comportamentais para ajudar a superar esta fobia.

Em alguns casos, este também pode ser um «medo aprendido», «quando o pai ou a mãe tem este medo, o filho pode adquiri-lo», explica a especialista.

Noutros casos, poderá estar relacionado com um acontecimento traumático, uma experiência que se tenha vivido no passado durante uma viagem de avião, que poderá ter desencadeado este medo.

O tratamento dependerá das causas envolvidas mas também do impacto que tem na vida da pessoa. «Só caso a caso, podemos perceber o que pode desencadear a fobia e o quão interfere, ou limita, a vida da pessoa. Se limitar, tem de haver uma intervenção», recomenda a psicóloga.

Também tem medo de voar? Siga estes passos

Se também tem medo de voar, a respiração é uma boa «arma». «Em situações SOS, a respiração diafragmática é a melhor ferramenta que podemos usar e que temos sempre ‘à mão’», aconselha Catarina de Castro Lopes.

«Embora a pessoa tenha, geralmente, a sensação de que não consegue respirar, é importante tentar fazer algumas respirações diafragmáticas (respirações mais profundas) para conseguir manter uma respiração mais tranquila e controlar a ansiedade», conclui a especialista.

 

Veja também: Caldo entornado em Casados à Primeira Vista! Paulo chama Ana Raquel de «agressiva» e «exagerada»
Texto: Sofia Santos Cardoso com Catarina de Castro Lopes, psicóloga clínica, na Psinove | Fotos: Divulgação SIC

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0