Nacional

Médico do Você Na TV! em quarentena e com sintomas da Covid-19 pode ter de ir trabalhar

23 Março, 2020

Pedro Lopes apresenta sintomas da Covid-19, mas mesmo sendo um profissional de saúde não foi submetido a testes. O médico do Você Na TV! está de quarentena e conta-nos como tem sido o seu dia a dia.

Pedro Lopes, médico conhecido pela rubrica Haja Sáude, no Você na TV!, TVI, tem sintomas da Covid-19. O especialista em saúde está de quarentena há 14 dias, inicialmente por opção, mas há cerca de uma semana começou a ter alguns sintomas. Recorde-se que o médico decidiu ficar em isolamento depois de saber que tinha estado em contacto com um homem infetado pelo vírus Covid-19.

Apesar de ter sintomas, Pedro Lopes não sabe se está infetado ou não. «Não fui testado. Tenho alguns sintomas ligeiros, mas não havendo testes que cheguem e sendo que o meu caso não é prioritário… Não fui submetido a qualquer teste. Podem ser sintomas de alergias, é uma dúvida que não acho razoável», começa por dizer o médico ao site da Revista Maria. E acrescenta:

«Os números que estão a ser divulgados não são reais, porque muitas das pessoas não estão a ser testadas, essa é a realidade. Os testes não chegam para todos, por isso há mais pessoas infetadas do que aquelas que estão contabilizadas. Os números estão a crescer lentamente, porque há muitos que não estão a ser testados.»

Leia ainda: Covid-19: Portugal com mais de 2000 infetados. Espanha ultrapassa este número em mortes

O especialista em saúde ainda hoje tem sintomas e deveria começar a trabalhar esta terça-feira (24). «Hoje (segunfa-feira) faço os 14 dias de quarentena, ainda tenho sintomas. Tenho sintomas ligeiros como tosse e corrimento nasal, são sintomas que podem ser confundidos com alergias propícios nesta altura do ano. Supostamente amanhã já deveria ir trabalhar, mas não sei se vou, ainda estou a aguardar que as autoridades de saúde me respondam com a decisão. Cabe-lhes a eles esta decisão. Se eu não trabalho, não recebo», sublinha, mostrando que é uma situação que desagradável.

Pedro Lopes trabalha em mais do que um hospital privado, dentro e fora de Lisboa.

«Não me sinto confortável com isso. Não sei se é renite alérgica, se é mesmo a Covid. Caso a decisão seja para eu ir trabalhar, vou falar com as entidades onde trabalho e exponho a situação… Nunca tive febre. Os primeiros sintomas que tive apareceram ao sétimo dia de quarentena. Fiquei apreensivo, mas também não tenho sintomas graves, sou uma pessoa saudável… o que me preocupa não é estar infetado é eu ser um veículo de contaminação. Todos nós vamos ser infetados, só não sabemos quando», acredita.

O médico acrescenta ainda que «não há uma noção de quanto tempo que a covid permanece». «Temos os sintomas, pode duras duas, três semanas», termina.

Veja ainda: Coronavírus: é seguro fazer sexo durante a pandemia?

Medicação e isolamento total

Pedro Lopes explica que nestas situações o que se deve fazer, que é o que tem feito, é tratamento sintomático. «Anti-histamínicos e descongestionantes/corticoides nasais + hidratação. Quem tenha febre deve fazer paracetamol, mas eu nunca tive», sublinha.

Desde que sabe que esteve em contacto com um doente infetado pela covid-16 que Pedro Lopes se isolou e tomou todos os cuidados que esta situação implica. E é a mãe que lhe traz as compras. «Tem sido a minha mãe a trazer-me as compras que preciso, deixa à porta e eu recolho. Só saio à rua para passear o meu cão, não tenho outra opção, Vou fora de horas para me cruzar com o menor número de pessoas possível. Não uso máscaras, porque não tenho e não há à venda», termina.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Redes Sociais

Pode adquirir a Revista Maria aqui

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0