Inventado em 1930, o trampolim começou por ser uma brincadeira para crianças. Mais tarde, em 2000 passou a ser uma modalidade olímpica e hoje está presente nos ginásios como modalidade de fitness. Neste tipo de exercício aeróbico, os praticantes devem saltar sobre um minitrampolim, enquanto acompanham uma coreografia.
O ritmo é mais ou menos intenso consoante o nível dos alunos. O sucesso desta
modalidade de fitness está nas suas inúmeras vantagens. É que para além de ser uma atividade dinâmica e divertida, a lista de benefícios é extensa, pois permite
queimar uma grande quantidade de calorias, emagrece, tonifica e ainda combate a celulite.
Os benefícios do minitrampolim
COORDENAÇÃO MOTORA
É bastante exigente do ponto de vista motor, embora seja simples de realizar. Com a prática favorece a boa coordenação motora. Tem características de treino funcional e promove a boa estabilidade dos músculos lombares e do abdómen.
MELHORA A FLEXIBILIDADE
A prática deste tipo de exercício fortalece e alonga os músculos, aumentado a flexibilidade. Por ser uma atividade de baixo impacto é também muito benéfico para o reforçar dos tendões e ligamentos e pode por isso ajudar a prevenir artrites e dores em articulações.
TONIFICA O ABDÓMEN
Durante os saltos, os músculos do abdómen atuam como estabilizadores. Este trabalho acaba por tonificar a barriga e torná-la mais lisa.
FORTALECE NÁDEGAS E PERNAS
Trabalha e fortifica todos os músculos dos membros inferiores: o quadríceps
(parte anterior da coxa), os isquiotibiais (parte posterior da coxa), e também os glúteos. A realização constante deste exercício deixa estes músculos mais fortes e resistentes.
COMBATE A CELULITE
Excelente exercício para combater celulite, pois ele é comparável a uma drenagem linfática. Aliás, irá notar melhorias ao fim de poucas aulas. Além disso, contribui para uma menor retenção de líquidos e eliminação de toxinas.
EXCELENTE PARA A POSTURA
Esta modalidade trabalha diversos grupo de músculos, sendo especialmente
adequado para evitar posturas corporais incorretas e prevenir dores nas costas, por exemplo.
Leia mais
Operação Biquíni: Os erros mais comuns nas dietas para alcançar a boa forma
Foto: Pixabay
Siga a Revista Maria no Instagram