Saúde e Bem-Estar

Enfrente o outono com mais energia e sem perder o humor

6 Outubro, 2020

Com a chegada da nova estação, a mudança de humor pode acontecer e, consequentemente, a perda de energia. Contrarie esta tendência.

Com a chegada do outono, o nosso corpo também muda. Um dos aspectos que mais se faz notar é a alteração de humor, que acontece porque ao mudarmos de estação a nossa mente altera o seu chip. E há uma explicação científica para isto. As pessoas encaram a chegada desta estação de forma diferente e algumas delas começam a perder o ânimo podendo, até, entrar em estado depressivo.

Existe menos energia, menos vontade de estar com os outros, de termos mais atividades. Com estas mudanças vêm, também, a maior vontade de comer e até dificuldades em dormir. A explicação está relacionada com a luz solar. Esta é, nos meses mais frios, mais fraca. O outono traz com ele dias mais curtos e daí a mudança de humor, uma vez que também a energia começa a baixar.

Isto pode até ser algo muito natural, mas cabe a cada uma de nós mudar esta tendência. Na verdade, podemos e devemos encarar a chegada do outono com a mesma energia que vivemos o verão.

Estratégias que pode adotar

A casa deve estar iluminada

Uma vez que a falta de luz afeta o humor, será aconselhável que abra as persianas da
sua casa para que nela entre o máximo de luz. Para além desta ajudar a manter bons níveis de humor, permite também que a sua casa possa aquecer mais.

Amigos sempre por perto

Segundo vários estudos, passar tempo com os amigos é algo que ajuda a aliviar o stress
e melhora o ânimo. Ainda que esteja com eles apenas para uma conversa, isso vai ajudar
a manter a sua cabeça mais fresca e ativa. Ainda que vivamos momentos mais
complicados, devido à pandemia de COVID-19, é importante que mantenha os amigos
por perto, nem que seja por videoconferência de quando em vez.

Mantenha-se positiva

Uma coisa que deve ter sempre em atenção é que os dias frios não duram para sempre e daqui a seis meses os dias maiores e mais quentes vão voltar. Mantenha o otimismo.

Atenção ao prato!

Alimentar-se bem é fundamental. Quando o tempo arrefece , a nossa vontade de comer doces e pratos hipercalóricos é maior. Lembre-se que os hidratos de carbono simples
e os açúcares podem elevar os níveis de açúcar no sangue rapidamente, assim como
podem igualmente fazê-los cair. Todo este processo também afeta diretamente o humor de uma forma negativa. Opte por frutos, vegetais e alimentos ricos em ómega 3 (como salmão e abacate…), da mesma forma que deve beber muita água.

Leia mais
Alimentos que combatem a fadiga e garantem energia após as férias

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0