Saúde e Bem-Estar

Isto é o que acontece ao seu corpo quando deixa de beber refrigerantes

8 Janeiro, 2020

Eliminar os refrigerantes da sua dieta é o passo mais fácil para uma vida saudável. Troque-os por água e sumos naturais e ganhe uma nova silhueta.

Têm sabores irresistíveis, dulcíssimos, mas viciam mais do que saciam. Os refrigerantes são bebidas consideradas de calorias nulas e que não fornecem qualquer benefício ao organismo humano. Levam à redução do consumo de água e de sumos naturais; estes, sim, úteis a uma alimentação equilibrada. A bebida é muito relacionada com obesidade pelo excesso de calorias e de açúcares. Será verdade? É.

“Os refrigerantes contêm elevados teores de açúcares”, diz a nutricionista Andreia Santos. “O açúcar é designado por sacarose e é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose”, explica a especialista. “Fornece ao organismo energia de forma rápida, que pode ser utilizada de imediato.”

Porém, “o seu consumo em excesso poderá levar à acumulação de gordura, contribuindo para o aumento de peso e outras patologias diretamente associadas ao excesso de peso, obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares e cancro, entre outras”, esclarece.

Quilos a menos

Eliminar o consumo de refrigerantes leva à perda de peso de forma fácil e constante. Com o excesso de açúcar no sangue, o pâncreas desencadeia um processo de libertação muito maior de insulina, e o excesso de insulina aumenta a fome. E quanto mais comermos, mais peso…

Precaver a osteoporose

Cortar este tipo de bebidas diminui o risco de osteoporose e aumenta a saúde óssea. A bebida contém um alto índice de sódio, que leva ao enfraquecimento dos ossos.

Salvaguardar o fígado

É um dos órgãos que mais sofre os efeitos dos refrigerantes. Quando absorvidos pelo intestino, os refrigerantes libertam uma enorme quantidade de substâncias tóxicas e ácido fosfórico, que transformam o açúcar em gordura e acabam por sobrecarregar o fígado e provocar doenças hepáticas.

Diminuir o risco de cancro

Os refrigerantes possuem bisfenol A, que perturba o sistema endócrino e está associado a grande risco de cancro. O bisfenol A também causa infertilidade e puberdade precoce.

Evitar infeções na bexiga

Por serem ricos em substâncias químicas e açúcar, os refrigerantes favorecem a proliferação de bactérias perigosas e danos na bexiga. Por serem diuréticos, aumentam a necessidade de urinar. As bebidas gaseificadas também podem causar infeções na bexiga ou no sistema urinário.

Proteger a dentição

Os refrigerantes são os “assassinos” dos dentes. As versões da bebida à base de cola, principalmente, possuem fosfato, que provoca desmineralização óssea na arcada dentária, causando sério desgaste nos seus dentes. A eliminação destes componentes também resulta num sorriso mais branco.

Leia ainda: Este fruto SECRETO é um forte aliado para a sua SAÚDE!

Texto: Revista Maria; Fotos: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0