Saúde e Bem-Estar

Mergulhos: Conselhos para evitar lesões fatais em praias ou piscinas

31 Julho, 2020

Um salto mal dado pode provocar lesões permanentes na coluna vertebral e levar, inclusive, à morte. Saiba o que deve fazer para evitar quaisquer riscos.

Com a chegada das férias e do tempo quente, a maioria das pessoas acorre às praias e às piscinas para se refrescar. No entanto, é preciso ter especial atenção com os mergulhos. Na tentativa de alertar os portugueses para os perigos dos acidentes de mergulho, uma das principais causas de lesão na coluna vertebral, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha de sensibilização.

Com o mote “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!” a SPPCV divulgou um vídeo nas redes sociais no qual alerta que as lesões na coluna derivadas de mergulhos ocorrem, por norma, quando a cabeça bate no solo ou numa rocha. Além da baixa profundidade do local ou dos comportamentos de risco (muitas vezes álcool associado ao calor), estes «acidentes podem estar relacionados com uma postura incorreta durante a execução» do salto, afirma Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da sociedade.

O que fazer em caso de acidente

As consequências de um mergulho mal dado, segundo o médico, podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos acidentados, correndo sérios riscos ficar tetraplégicos ou paralisados nas pernas. Em casos mais graves, pode mesmo morrer.

Miguel Casimiro sublinha ainda que, caso assista a um acidente deste género, deve «contactar de imediato o 112 e chamar uma ambulância» e nunca «mover a pessoa, uma vez que qualquer movimento numa coluna já danificada pode causar danos permanentes.»

Para prevenir riscos para a sua saúde, tome nota dos seguintes conselhos:

• Não mergulhe numa zona que desconheça e em lugares não vigiados ou não iluminados;
• Mantenha-se sempre na zona supervisionada;
• Verifique a profundidade do local e não mergulhe em águas rasas (com menos do dobro da tua altura);
• No mar, “não se atire de cabeça”. Entre sempre primeiro a andar;
• Na piscina, escolha o local onde vai mergulhar de acordo com as indicações de profundidade do local, respeitando sempre a sinalização;
• Assegura-se de que não existem obstáculos no local onde vais mergulhar, como rochas ou bancos de areia;
• Mergulhe com os braços em extensão e mãos à frente, de modo a proteger a cabeça;
• Evite comportamentos de risco, como mergulhar de costas ou em corrida;

Leia mais
Dicas para trabalhar as pernas enquanto está na praia

Foto: Pixabay

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0