Casa e Culinária

Castanhas quentes e boas. Descubra as melhores receitas

8 Novembro, 2021

As castanhas estão cheias de benefícios para a saúde. Podem ser consumidas em pratos salgados e doces. Basta usar a imaginação e as nossas sugestões, claro.

Em calda com creme mascarpone

– 150 g de açúcar em pó
– 1 pau de canela
– 4 cravinhos
– 1 laranja (raspa e sumo)
– 200 g de castanhas congeladas
– 50 g de alperces secos
– 50 g de tâmaras
– 200 g de queijo mascarpone
Coloque 100 gramas do açúcar em pó e duas colheres, de sopa, de água numa frigideira e leve a lume brando até obter um caramelo suave. Adicione a canela, o cravinho e a raspa e o sumo da laranja; misture. Envolva também as castanhas e os frutos secos, deixe ao lume durante uns dois minutos e retire; deixe arrefecer. À parte, bata o queijo mascarpone com o restante açúcar em pó, até obter um creme espesso. Distribua um pouco da calda por copinhos altos, coloque duas colheres de creme de mascarpone por cima e finalize com os frutos secos e a restante calda. Sirva frio.

 

Em arroz de miúdos

– 300 g de castanhas
– 750 g de miúdos de pato
– ½ cebola
– 1 dente de alho
– 1 folha de louro
– ½ linguiça
– 300 g de arroz carolino
– 1 c. (de café) de cominhos
– Sal, erva-doce e azeite q.b.
Escalde as castanhas em água temperada com sal e uma pitada de erva-doce; escorra-as e descasque-as. À parte, coza os miúdos de pato em água com sal. Escorra-os e reserve, assim como a água da cozedura. Pique a cebola, esmague o dente de alho e leve-os ao lume a alourar em azeite, com o louro. Junte os miúdos picados e a linguiça às rodelas; deixe refogar pouco. De seguida, envolva o arroz carolino e tempere com sal e os cominhos. Verta a água de cozer os miúdos de pato e as castanhas e coza, tapado e em lume brando, por 12 minutos.

 

Codornizes recheadas

– 400 g de castanhas congeladas
– 2 dentes de alho
– 1 alho-francês (parte branca)
– 1 dl de azeite
– ½ c. (de sopa) de farinha
– 50 ml de vinho branco
– 1 c. (de café) de erva-doce
– 4 codornizes
– 50 g de bacon em cubos
– 200 g de couves-de‑bruxelas
– 100 ml de caldo legumes
– Sal e pimenta q.b.

Pique grosseiramente metade das castanhas. Pique um dente de alhoe o alho-francês e refogue-os em duas colheres, de sopa, do azeite. Dissolva a farinha no vinho branco e junte ao refogado. Adicione a erva-doce, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, em lume brando, até as castanhas ficarem macias e o líquido tiver evaporado. Recheie as codornizes com o preparado. Tempere-as com sal e pimenta e core-as numa frigideira com quatro colheres, de sopa, do azeite. Transfira-as para um tabuleiro e leve ao forno, a 180º C, por 15 minutos. Salteie o bacon, em lume baixo, no restante azeite com o dente de alho que sobrou esmagado. Junte as castanhas que reservou inteiras e as couves-de-‑bruxelas, adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até o caldo evaporar e as couves e as castanhas estarem tenras. Sirva a acompanhar as codornizes.

 

Leia ainda:

DIA DE SÃO MARTINHO: ESTES SÃO OS 4 TRUQUES QUE DEVE SEGUIR AO COMER CASTANHAS

 

Nota: Receitas e fotos realizadas na Cozinha Experimental da Impala

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0