Notícias em Destaque

Emagrecer sem dieta? Faça trocas inteligentes quando cozinha

26 Agosto, 2019

É normal que esteja cansada da palavra dieta e de ter de cozinhar pratos diferentes para si e para a sua família. Mas e que tal cozinhar saudável de forma light para todos? Saiba como.

Hoje em dia parece que todas as suas amigas  estão a emagrecer e acordaram para a palavra dieta.

Todas elas bebem batidos com superalimentos, comem muita fibra, basicamente elas fazem todas as dietas da moda e lá vão perdendo um ou outro quilo.

É por ver todas essas pessoas ao seu redor viciadas nesta dietas e no exercício físico que a maioria das mulheres tende a ver a dieta como uma castradora.

Mas atenção uma dieta não tem de ser assim. Na realidade não é preciso cumprir um plano mega rigoroso para se livrar dessas gordurinhas que a deixam triste.

Trocas inteligentes vão fazê-la emagrecer

Está na hora de mudar essa sua visão do inferno e dizer adeus aos quilinhos a mais. Como? Simples. Na realidade, o que é necessário é fazer as receitas de sempre e para toda a família, usando menos calorias.

Aqui o necessário é estar-se atenta ao que usa em cada prato e tirar ou substituir aquilo que mais calórico torna esse prato.
O essencial é que aprenda a detetar quais os alimentos que mais podem fazer mexer a balança para os números mais altos e que está sempre a utilizar nas receitas.

Pois é,  para emagrecer a chave é: cuidar daquilo que come. E o melhor de tudo é que assim cozinhara para a toda família, porque afinal de contas estará a perder peso, a evitar que os seus filhos ou companheiro engordem demais e ainda está a tornar toda a família mais saudável.

Leia ainda: Veja o antes e depois dos famosos que perderam muitos quilos com dietas rigorosas!

Especialistas explicam o que fazer

Quem defende isto mesmo é a doutora Eduarda Alves. Para a especialista, substituir os alimentos que tornam as refeições mais calóricas são a chave para uma boa e acertada dieta em família. “As pessoas nem têm noção de como é fácil mudar a alimentação, perder peso com isso e criar ao mesmo tempo uma alimentação mais saudável para a toda a família. Assim está a fazer-se apenas um prato para todos, a refeição vai ser partilhada, vão todos conviver e estão todos a ficar francamente mais saudáveis e a evitar ganhar calorias que são desnecessárias ao nosso corpo”, afirma a especialista.

Para perceber este conceito de emagrecer em família, a doutora Eduarda Alves partilha consigo alguns exemplos muito simples.

Leia ainda: Mulheres ocupadas também podem fazer dieta!

Mantenha o sabor, reduza nas calorias

No bacalhau com natas, substitua as natas por molho bechamel e queijo fresco batido (metade de cada), assim reduz cerca de 180 Kcal por dose! Uma dose de bacalhau com natas tem cerca de 620 Kcal, já essa dose de bacalhau com molho bechamel e queijo fresco batido tem cerca de 440 Kcal.

Na receita tradicional do bolo de iogurte use apenas uma colher de sopa de azeite – em vez de um copo de óleo – e encha o resto do copo com chá de camomila ou de lúcia-lima. Assim vai reduzir cerca de 70 Kcal por fatia. Uma fatia de bolo de iogurte tem cerca de 270 Kcal. Já uma fatia de bolo de iogurte com azeite e chá de camomila tem cerca de 200 Kcal.

Substitua metade da massa da lasanha por curgete e em vez de carne de vaca, use peru . Desta forma vai reduzir cerca de 170 Kcal por dose. Uma dose de lasanha de carne de vaca tem cerca de 420 Kcal. Uma dose de lasanha de peru com metade da massa em curgete tem apenas cerca de 250 Kcal.

Faça as suas quiches sem usar massa folhada ou quebrada, usando formas de silicone antiaderentes. Estas passam-se por água fria antes de colocar a massa e desta forma reduz cerca de 100 Kcal em cada fatia. Uma fatia de quiche de atum tem cerca de 335 Kcal, já uma fatia de quiche de atum sem a massa folhada/quebrada tem cerca de 225 Kcal).

Texto: Catarina Martins

 

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 1 | 0

 
Top