Saúde e Bem-Estar

Parar de fumar engorda! Saiba porquê e como o consegue evitar

17 Novembro, 2019

A nicotina, além de acelerar o metabolismo, também suprime o apetite devido à sua acção termogénica. Logo, a comida é um dos escapes preferidos para colmatar a falta do cigarro. Saiba como evitar o ganho de peso depois de parar de fumar.

Não é novidade que, ao parar de fumar, é inevitável engordar alguns quilinhos. Tudo porque a nicotina, além de acelerar o metabolismo, também suprime o apetite devido à sua ação termogénica. Logo, a comida é um dos escapes preferidos para colmatar a falta do cigarro. Contudo, o que muitos fumadores não sabem é que o próprio tabaco aumenta o peso. No Dia Mundial do Não Fumador, assinalado a 19 de novembro, saiba porquê e como o pode evitar.

Leia ainda: Usa cigarro eletrónico para deixar de fumar? É pouco provável que consiga

De acordo com o endocrinologista brasileiro Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), o contato directo com a nicotina provoca gordura abdominal, principalmente em ex-fumadores que se deixam cair novamente em tentação só porque viram a balança a subir. Por isso, se pretende voltar a fumar só porque quer livrar-se daqueles quilos que ganhou, pense duas vezes.

«Quem volta a fumar não se deve iludir. Tudo o que se perdeu será recuperado. E a pessoa ainda ganha todos os malefícios provocados pelas substâncias tóxicas», explica o clínico.

Mas, de acordo com António Sérgio Bastos Silva, cirurgião português especialista em obesidade, esta situação pode também estar relacionada com outro tipo de factores.

«Pode haver um aumento da obesidade na zona central, mas esta situação não está ligada apenas ao tabaco. Tem de estar associado a qualquer tipo de distúrbio psicológico para levar a um aumento de peso», afirma. Por isso, comece o próximo ano de forma saudável e esqueça o tabaco, mas com a ajuda de um especialista.

Leia ainda: Mulheres morrem mais de enfarte do que os homens. Saiba porquê

Como parar de fumar sem ganhar peso

  • Coma de três em três horas, seguindo um plano de calorias adequado ao seu peso;
  • Faça 30 minutos de actividade física ao ar livre, cinco dias por semana;
  • Quando sentir necessidade de substituir o cigarro, mastigue uma pastilha elástica ou um rebuçado sem açúcar;
  • Sempre que tiver vontade de comer, escolha alimentos pouco calóricos e que obriguem a mastigar.

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0

 
Top